Por:

Planilha de gastos ou Sistema de Controle Financeiro Online. Qual o melhor?

Planilha de Gastos Sistema

Por:

Planilha de gastos ou Sistema de Controle Financeiro Online. Qual o melhor?

Planilha de Gastos Sistema

Por:

Por:

Muita gente já se deparou com esta questão: É melhor fazer o controle e planejamento financeiro com uma planilha de gastos eletrônica ou através das diferentes ferramentas on-line e aplicativos de controle financeiro para smartphones existentes no mercado?

Na verdade, não há uma resposta definitiva. A decisão do que é melhor para o seu caso irá depender das suas necessidades, da sua familiaridade com planilhas eletrônicas e do tempo disponível para atualizar as informações, além de outros fatores como segurança e conveniência.

Para ajudar no processo de decisão, vamos listar a seguir as principais características de cada alternativa:

Planilha de Gastos imagem

 

1 – Baixar planilha de gastos pronta

Se você procura uma planilha de gastos pronta, não faltará opções, desde aquelas mais simples até aquelas que já vem com várias opções de gráficos e relatórios. A grande vantagem de uma planilha de gastos pronta é que, na maioria das vezes, não é necessário ter elevado conhecimento ou experiência com planilhas, afinal alguém já teve o trabalho de elaborá-la. Por outro lado, as dificuldades irão aparecer quando precisar incluir novos itens de despesas, quando apagar sem querer uma fórmula, ou quando o computador pifar e não conseguir acessar mais a sua planilha de gastos. Se você ainda não tem uma planilha de gastos para o seu controle financeiro e esta é a sua alternativa escolhida, faça o download de nossa planilha de gastos clicando no link abaixo. É grátis.

Trata-se de uma planilha de gastos bastante simples. Nas células que estão na cor branca, devem ser preenchidas com os respectivos valores mensais, com exceção da última coluna, a qual mostra o total gasto em cada item do orçamento. Para aqueles que já possuem experiência com planilhas eletrônicas, estejam à vontade para modificar a planilha de gastos da forma que lhes convier. Basta clicar em “Desproteger planilha” e, em seguida, em “Ok”. Não é preciso senha para a desproteção.

 

2 – Montar planilha de gastos própria

Montar sua própria planilha de gastos apresenta a grande vantagem de possuir um controle financeiro que melhor se adequa às suas necessidades. Obviamente, quanto melhor o seu controle, mais elevado terá que ser o seu conhecimento em planilhas eletrônicas. Como desvantagem, é preciso se lembrar de fazer o back-up da planilha de gastos regularmente e precisar anotar no papel ou guardar os recibos, para poder lembrar das despesas a serem lançadas. Mesmo com os aplicativos de planilhas eletrônicas disponíveis para dispositivos móveis, ainda assim, preencher uma planilha de gastos em seu celular não é nada prático.

 

3 – Comprar/baixar software de controle financeiro off-line no computador

Existem algumas ferramentas como o Microsoft Money(descontinuado) e o Quicken e, mais recentemente, alguns sites e bancos passaram a disponibilizar ferramentas gratuitamente (versões simples, é verdade, mas que atendem bem aqueles que desejam fazer um controle financeiro simples e rápido). Em alguns casos, é preciso um pouco de tempo para instalar e se familiarizar com o software. Pode ser uma alternativa prática para pessoas que têm restrições quanto a terem suas informações armazenadas em um servidor desconhecido e não tem muita familiaridade com planilhas eletrônicas. Como desvantagens, há eventuais dificuldades ao fazer o back-up, ao trocar de sistema operacional, na instalação de atualizações e quando tiver necessidades específicas, pois o software não irá oferecer soluções customizáveis.

 

4 – Usar Sistema de Controle Financeiro web (on-line)

A grande vantagem deste tipo de solução é que os dados não correm o risco de serem perdidos quando o seu computador pifar e você pode atualizar o seu controle de qualquer computador com internet. Por outro lado, sem internet, você simplesmente não poderá acessar suas informações. Uma alternativa semelhante é fazer um upload de sua planilha de gastos em um serviço de armazenamento na nuvem como Dropbox, Google Drive, entre outros. Por falar em Google Drive, há também a possibilidade de criar sua própria planilha de gastos on-line através deste serviço do Google.

 

5 – Baixar aplicativo de controle financeiro no smartphone

Na maioria dos casos, os aplicativos de controle financeiro para smartphones não são muito diferentes dos seus congêneres que são instalados nos computadores. A vantagem é que o celular pode ser carregado para qualquer lugar e você poderá lançar os seus gastos mesmo em pé esperando o ônibus ou em alguma fila, por exemplo. A desvantagem principal é que se o celular for roubado ou sofrer uma pane, as informações serão perdidas. Outra desvantagem é que a visualização e análise de informações em uma tela pequena podem não ser muito eficientes.

 

6 – Usar aplicativo no smartphone e sistema de controle financeiro web sincronizáveis

Apresenta a mesma vantagem de conveniência da versão anterior, mas com a vantagem adicional de não perder todas as informações em caso de quebra ou roubo do aparelho. Quando a sincronização é feita, os dados passam a existir também em um servidor, de modo que os mesmos podem ser acessados através de um novo aparelho. Além disto, você ainda poderá analisar detalhadamente suas finanças através da ferramenta web em uma tela maior. Este é o caso do MinhasEconomias, um sistema de controle financeiro web com aplicativos para Android e iPhone, 100% grátis.

SINCRONIZAÇÃO

planilha de gastos ou sistema de controle financeiro online
Planilha de gastos ou sistema de controle financeiro online?

Aos poucos, estamos incorporando melhorias e novas funcionalidades. Recentemente, disponibilizamos mais informações na Tela início, melhorias na funcionalidade de categorização automática e, mais opções de configuração para facilitar ainda mais o uso da ferramenta web.

Aproveite para se cadastrar, é grátis!

Planilha de gastos ou sistema de controle financeiro online
Planilha de gastos ou sistema de controle financeiro online

 

Apesar do mundo tecnológico em que vivemos, ainda há muita gente que usa o velho conjunto lápis e papel para controlar suas finanças pessoais. Sem dúvida alguma, a grande vantagem é que não necessita de energia elétrica e nem é preciso ter um smartphone ou computador. No entanto, as dificuldades irão aparecer quando for preciso entender um pouco melhor como andam os gastos (monto um gráfico usando uma régua?), ver a evolução das finanças, identificar onde se está desperdiçando dinheiro etc.

Ter algum controle financeiro é melhor do que não ter nenhum. Seja qual for a ferramenta utilizada – caderno de anotações, planilha de gastos, sistema de controle financeiro ou aplicativo de controle financeiro -, o importante é conseguir um equilíbrio financeiro que leve a uma melhor qualidade de vida hoje e amanhã.

 
VEJA TAMBÉM:
– Controle financeiro em 15 minutos
– 5 dicas para organizar o orçamento familiar
– Como investir pouco dinheiro

Caso queira fazer comentários sobre nossa planilha de gastos ou sobre nossa ferramenta, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: