Poupança x lci x lca x fundo x cdb

Poupança x LCI x Fundo DI x CDB-DI

(Atualizado com a nova Taxa Selic de 12,75% definida em 04/mar/2015) Com o novo aumento da Taxa Selic definida nesta última reunião do COPOM de 04/mar/2015, a caderneta de poupança perde ainda mais a sua atratividade frente aos demais investimentos de renda fixa de baixo risco. Produtos como CDB, LCI e LCA com taxas atreladas ao CDI e a LFT do Tesouro Direto (indexada pela taxa Selic) passam a se tornar ainda mais atraentes, principalmente em um cenário de grandes incertezas como este ano de 2015 aparenta ser. Continue lendo…

Compartilhe este artigo: 
economize_shopping

Como resistir às tentações de compras nos ‘Shoppings’?

Quem não gosta de ir passear no ‘Shopping Centers’ (ou Centros Comerciais) nas horas vagas? Lá tem de tudo: restaurantes, entretenimento e várias lojas! E tudo isso em um ambiente seguro e acolhedor. Não é à toa que a maioria das pessoas gastam muito dinheiro nos Shoppings, fazendo compras de  vários produtos que talvez nem precisem. O que fazer então para curtir este lugar sem comprometer o seu Orçamento Familiar?

Continue lendo…

Compartilhe este artigo: 
Ranking mensal de investimentos - fev-15

Melhores investimentos por rentabilidade – Fevereiro 2015

Com o Índice Bovespa valorizando 9,97% em fevereiro, diversos fundos de ações aparecem entre os melhores investimentos (mais rentáveis) neste último mês. No entanto, com a forte alta dos papéis da Petrobrás (16,99% para PN e 17,91% para ON), os fundos que mais valorizaram foram exatamente os que investem somente nesta empresa. Outros investimentos que apresentaram forte valorização foram os fundos cambiais (alta acima de 6%), que acompanharam a valorização do dólar comercial (8,11%) e do euro (7,24%). Acompanhe também as rentabilidades da poupança, LCI, LCA, títulos públicos (Tesouro Direto) e CDB-DI em fevereiro de 2015. Continue lendo…

Compartilhe este artigo: 
Resumo mercado fev-2015

Resumo do Mercado Financeiro – fev/15

Neste segundo mês de 2015, o Ibovespa foi o destaque, com alta de 9,97%, seguido pelo dólar comercial com 8,11% e o euro com 7,24%. Já o ouro negociado na BM&FBovespa apresentou nova alta mensal: 2,02%. CDI e poupança renderam, respectivamente, 0,82% e 0,52%. Continue lendo…

Compartilhe este artigo: 
Deixando de ganhar muito dinheiro

Você pode estar deixando de ganhar muito dinheiro

Muitas vezes não nos damos conta do desperdício. Como exemplo, só agora, com a crise hídrica, é que percebemos o quanto desperdiçávamos de água no nosso dia a dia. Nas finanças pessoais, também percebemos o dinheiro desperdiçado quando vemos aquela roupa, sapato ou equipamento eletrônico que compramos por impulso e mal usamos. No entanto, há um desperdício financeiro maior ainda quando deixamos de pesquisar por melhores opções de investimento. O efeito disto ao longo de anos ou mesmo décadas pode ser enorme. Continue lendo…

Compartilhe este artigo: 
orcamento_domestico

O que o seu Orçamento Doméstico diria para você?

Já pensou se o Orçamento Doméstico fosse uma pessoa real e pudéssemos bater um papo aberto com ele? O que ele falaria? Quais seriam os sentimentos, dificuldades e sonhos deste instrumento vital para a nossa Vida Financeira? Apesar de apenas hipotético, creio que seria bem interessante imaginar uma conversa destas, em uma mesa de bar. Eu tenho a minha versão, acho que seria mais ou menos assim:

Continue lendo…

Compartilhe este artigo: 
Poupança - investimento ruim em 2015

Investir na poupança em 2015 é mau negócio

A caderneta de poupança teve uma captação líquida de R$ 24 bilhões de reais, o pior resultado anual desde 2011. Isto representa ainda uma queda de 66% na comparação com o ano de 2013, quando a captação líquida havia sido de R$ 71 bilhões. Ainda assim, trata-se de um montante expressivo de dinheiro sendo investido na poupança. O que muita gente ainda não se atentou é que estão investindo em uma aplicação que rende pouco em relação a outros investimentos com riscos semelhantes e que nos próximos meses, esta diferença de rentabilidade irá se acentuar ainda mais com novas altas da taxa Selic. Continue lendo…

Compartilhe este artigo: 
Ressaca do consumo excessivo

Dicas para curar a ‘Ressaca’ do Consumo Excessivo!

Se você acordou esta manhã com aquela dor de cabeça fortíssima, pode ser que você tenha exagerado na bebida na noite passada. Mas podemos ter esta mesma sensação depois de exagerarmos bastante nas COMPRAS e nos GASTOS! Já passou por isso? Aquela sensação ruim que dura por dias, um misto de desespero por não saber como pagar as dívidas, misturado com uma boa dose de arrependimento. Posso garantir que isso é bem pior que a ressaca da bebida! Se você está com esta ‘Ressaca’ do Consumo Excessivo, aqui vão algumas dicas que podem lhe ajudar.

Continue lendo…

Compartilhe este artigo: 
1001cartao

1001 utilidades do Cartão de Crédito: saiba como usá-las.

Você já deve ter lido ou escutado várias vezes sobre as vantagens e desvantagens de se utilizar o Cartão de Crédito. Assim, você já deve saber que o Cartão pode ser um vilão ou o herói de suas Finanças Pessoais: isso irá depender de como você o utiliza. O que queremos fazer aqui é mostrar algumas situações práticas do uso do Cartão de Crédito e acompanhar o comportamento mais apropriado considerando dois tipos de pessoas: uma que está com as Finanças em dia e outra que já tem algumas dívidas no próprio cartão de crédito.

Continue lendo…

Compartilhe este artigo: 
Inflação IPCA alta

IPCA atinge maior variação mensal desde 2003

Com a disparada do dólar no final de 2014, produtos importados e mercadorias que são negociadas ao redor do mundo (e, por isto, têm seus preços em dólares, como café, soja, milho, trigo, carne bovina etc) começaram a ficar cada vez mais caros. Isto, somado às altas nos preços de combustíveis e de energia elétrica, acabou fazendo com que a inflação medida pelo IPCA apresentasse alta de 1,24% em jan/2015, a maior variação desde fevereiro de 2003, quando teve alta de 1,57%. Continue lendo…

Compartilhe este artigo: 
x
Assine nossa Newsletter

Digite o seu email e mantenha-se informado,