Por:

Está difícil poupar? Alguns fatos para motivar-se a começar já!

Por:

Está difícil poupar? Alguns fatos para motivar-se a começar já!

dificil_poupar

Por:

Por:

Se você é daqueles que sempre acha que poupar é algo que pode ser iniciado a qualquer momento da vida, temos boas e más notícias:

Está difícil poupar?

  • a boa notícia é que você está correto! Poupar é uma atividade sem contra indicações, pode ser começado em qualquer momento de nossas vidas e, melhor ainda, nunca é tarde para começar.
  • a má notícia é que se deixado para muito tarde, vai ser bem mais difícil poupar uma quantia razoável, qualquer que seja o seu objetivo de poupança.

Efeito dos juros compostos:

Se ainda falta motivação para você começar a poupar hoje, o “milagre” dos juros compostos pode dar o empurrão final que faltava.

Basicamente, um valor poupado e investido hoje vai rendendo juros à medida que o tempo passa. E os juros futuros incidem não só sobre o valor poupado, mas também sobre os juros já ganhos! É o famoso “juros sobre juros”. Mas isto só tem um grande efeito se você mantiver uma poupança rendendo durante um longo prazo.

Você pode achar que isto não representa muita coisa, mas olhe o gráfico abaixo. Ele mostra o valor acumulado por 2 pessoas, o Pedro e o Carlos:

  • Pedro começou a poupar cedo. Desde os 20 anos guardava R$ 600,00 todo mês, religiosamente.
  • Carlos … bom, ele “aproveitou” bastante a vida enquanto jovem, e só começou a poupar aos 30 anos (10 anos depois de Pedro)

Quando completaram 40 anos, qual o resultado ? A uma taxa de 0,8% ao mês, é só olhar o quando Pedro acumulou a mais que Carlos:

graf2

Dieta e Poupança:

O que a dieta tem a ver com a poupança ? Muita coisa.

Poupar é tão difícil quanto fazer dieta. Se fosse possível fazer uma estatística sobre qual a principal promessa feita pelas pessoas no domingo à noite, provavelmente seria vencedora a famosa “amanhã começo a dieta sem falta”. E a dieta também está sempre no topo da lista de objetivos e resoluções de Ano Novo.

Tanto no caso da dieta, como no da poupança, fazer é bem mais difícil que prometer. Estamos sempre adiando estas atividades, sempre deixando para a próxima segunda-feira, para o próximo mês, próximo ano…

E quando finalmente conseguimos começar, sempre aparece algo que é “muito mais forte que nós”, que nos impede de continuar. Pode ser uma deliciosa sobremesa, aquela trufa irresistível, que caso não provarmos a nossa vida não valerá mais a pena. Ou aquela liquidação imperdível, não dá para deixar passar pois senão nunca mais vou encontrar a este preço novamente.

É, parece que o mundo inteiro conspira contra a dieta e a poupança !

Inicie uma mudança de comportamento:

Mas então, o que é possível fazer? Em primeiro lugar o importante é você perceber este tipo de comportamento. Este é o primeiro passo para tentar mudá-lo.

A partir daí, é preciso muita disciplina e força de vontade para manter a sua poupança (ou a dieta). Se você acha que não vai conseguir sozinho, procure ajuda. Pode ser da sua família, de algum amigo ou amiga próxima, ou mesmo um profissional.

Se preferir, monte um grupo com pessoas que tenham o mesmo objetivo, onde vocês possam trocar idéias e se apoiar mutuamente. E o grupo pode ser até virtual! A internet e as redes sociais estão aí para facilitar essa atividade.

Lembre-se, o objetivo de poupar deve ser encarado como um desafio pessoal. É como se vocêestivesse em uma competição esportiva, ou em um jogo de futebol: busque sempre a vitória. Não estamos pregando o sacrifício total de sua vida com o objetivo de poupar. Mas, somos seres humanos, e como tais, um pouco de competição e pressão na medida certa são excelentes motivadores!

Resumindo: Nunca é tarde para começar a poupar … mas quanto antes melhor !

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: