Por:

Como fazer do orçamento familiar um hábito

Por:

Como fazer do orçamento familiar um hábito

habito_familiar

Por:

Por:

Já escrevemos aqui alguns textos sobre quais os passos necessários para organizar e controlar um Orçamento Familiar. Mas sabemos também que o maior desafio na verdade é colocar em prática estes passos. Na grande maioria das vezes, o que ocorre é que o orçamento familiar é iniciado, mas logo depois de um tempo ele é abandonado.

O que fazer para isso não ocorrer? É preciso criar um hábito, ou seja, uma disposição para agir constantemente de certo modo, disposição esta conquistada pela constante repetição de uma atividade.

No começo é sempre mais difícil, dá aquela preguiça, parece um martírio. Mas com o tempo você vai ver que a repetição das atividades faz com que elas fiquem mais fáceis, e certamente os resultados (melhor controle financeiro, dinheiro sobrando no final do mês, futuro melhor planejado, etc.) vão lhe motivar ainda mais.

habito_familiar_interior

Dicas para fazer do seu orçamento familiar um hábito

  1. Junte os recibos.

Esta é uma atividade que, além de ser importante, é relativamente simples de ser realizada. Passe a juntar recibos de todos os gastos que você realiza: pode ser a Nota Fiscal, o recibo do cartão de crédito e débito, o boleto de pagamento ou mesmo um recibo simples dado por quem lhe vendeu um produto ou serviço.
Com estes recibos será muito mais fácil saber o quanto você está efetivamente gastando. E ao mesmo tempo, é uma excelente maneira de iniciar a criação do hábito pelas atividades de controle financeiro.

  1. Estabeleça um dia específico para atualizar o seu Orçamento Familiar.

Defina um dia da semana para atualizar, analisar e controlar o seu orçamento. Pode ser toda segunda feira à noite, ou todo sábado de manhã, por exemplo. O importante é que estas atividades tenham data e hora marcadas e que sejam encaradas como um compromisso sério a ser cumprido. Você irá “investir” no máximo 1 hora do seu tempo, e isto certamente irá diminuir à medida que você tenha mais prática.
E não marque nenhuma outra atividade para este período: o Orçamento Familiar deve ser sua prioridade!

  1. Não é preciso fazer sozinho, crie um grupo.

É preciso ter muita disciplina para fazer e controlar um orçamento totalmente sozinho. Muitas pessoas conseguem este feito, mas é certo que o trabalho em grupo pode ajudar muito, fazendo com que uma pessoa motive a outra!
Assim, crie um grupo! O mais fácil é começar pela sua própria família, afinal não é algo confortável que outras pessoas “não tão próximas” conheçam os nossos ganhos e gastos.
Uma outra dica é que não é preciso “abrir” todos os valores do orçamento para o grupo. Vocês podem se concentrar em discutir o que cada um está fazendo para melhorar o seu orçamento e buscar soluções conjuntas para “aquilo que não está dando certo”.

E lembre-se, a parte mais difícil deste processo é criar o hábito. Mantê-lo depois disso, será algo bem mais automático!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: