Por:

Rentabilidade Fundos x Poupança x CDI – 1º semestre de 2013

Rentabilidade Fundos

Por:

Rentabilidade Fundos x Poupança x CDI – 1º semestre de 2013

Rentabilidade Fundos

Por:

Por:

Veja aqui o desempenho das categorias de fundos (DI, Renda Fixa e Multimercado) frente à poupança e ao CDI no primeiro semestre de 2013.

Foram analisados apenas os fundos com as seguintes características:

  • – Distribuídos pelos seis maiores bancos de varejo do País (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e HSBC), por conta do péssimo hábito do pequeno investidor brasileiro acessar apenas produtos das instituições nas quais mantém conta bancária;
  • – Aceitam aplicação inicial entre R$1 e R$ 10 mil, pois o nosso intuito é comparar as opções de investimento para o pequeno poupador;
  • – Voltados para investidores pessoa física e que não sejam oferecidos exclusivamente aos clientes do segmento de Private Bank.

Index 201306

Fundos DI

De um total de 26 fundos, nenhum superou a poupança ou o CDI. A principal explicação para isto é que as taxas de administração continuam elevadas em um cenário em que as taxas de juros apresentam-se historicamente baixas.

Estat Fundos YTD DI 201306

Fundos de Renda Fixa

Com o cenário de alta nas taxas de juros, os fundos de renda fixa apresentaram desempenho ruim no primeiro semestre. Apenas um de 38 fundos conseguiu superar a poupança ajustada no acumulado do ano. Em relação ao CDI, nenhum fundo superou este indexador no ano.

Estat Fundos YTD RF 201306

Fundos Multimercado

Em um cenário econômico difícil no primeiro semestre, com baixo crescimento do País e uma queda forte no Ibovespa (-22,14% no semestre), 13 fundos multimercado dos 35 de nossa amostra tiveram rentabilidade negativa, como mostra o nosso ranking do primeiro semestre. Ainda assim, 10 deles conseguiram superar tanto a poupança ajustada quanto o CDI no período.

Estat Fundos YTD MM 201306

Confira o Ranking de Fundos  para o primeiro semestre de 2013

Observações:

– Rentabilidades passadas não são garantia de resultados futuros;

– Rentabilidade dos fundos é líquida da taxa de administração, mas ainda sem desconto do imposto de renda;

– Rentabilidades da poupança, das LCIs e das LCAs foram acrescidas em 20% (alíquota de imposto de renda para aplicações de seis a doze meses), para que possam ser comparadas aos demais investimentos. Vale lembrar que estes três tipos de investimento são isentos de imposto de renda para pessoas físicas;

– As informações aqui apresentadas não caracterizam recomendações de investimento;

– As decisões de investimento são de responsabilidade total e irrestrita do leitor. O site não pode ser responsabilizado por prejuízos oriundos de decisões tomadas com base nas informações aqui apresentadas.

Quer ver outras informações de fundos? Confira também o Comparador de Fundos do Minhas Economias.

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected] ou entre em contato pelo formulário do site.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: