Por:

Ranking de rentabilidade de investimentos – maio 2014

Por:

Ranking de rentabilidade de investimentos – maio 2014

rankingfundos_maio2014

Por:

Por:

Veja aqui o rendimento de diversos fundos de investimento, além da poupança, LCI, LCA, LFT (Tesouro Direto) e CDB-DI em maio de 2014.

Apresentamos abaixo primeiramente um gráfico com as rentabilidades da poupança, LCI/LCAs, LFTs e CDBs-DI. As rentabilidades dos fundos estão apresentadas nas tabelas separadas por tipos de fundos: DI, Renda Fixa, Multimercado e Curto Prazo.

O ranking é composto apenas por fundos com as seguintes características:

– Distribuídos pelos seis maiores bancos de varejo do País (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e HSBC), pois concentram a maior parte dos recursos aplicados em fundos pelos pequenos investidores. Além disto, incluímos também os fundos distribuídos pela corretora Ativa, que oferece fundos de diversos gestores com taxas de administração bastante competitivas;

– Aceitam aplicação inicial entre R$1 e R$ 10 mil, pois o nosso intuito é comparar as opções de investimento para o pequeno poupador. Fundos que não permitem aplicação não foram incluídos;

– Voltados para investidores pessoa física e que não sejam oferecidos exclusivamente aos clientes do segmento de Private Bank.

No caso das LFTs, para facilitar a comparação, assumimos as seguintes hipóteses:

– Preços negociados sem ágio ou deságio, ou seja, pelo valor ao par (valor inicial corrigido apenas pela taxa Selic do período);

– Rentabilidade apresenta-se líquida da taxa de custódia de 0,30% ao ano;

– Exibimos uma rentabilidade considerando uma taxa de corretagem de 0,5% ao ano (valor usualmente cobrado pelas principais instituições financeiras) e outra com taxa de corretagem de 0%, isenção oferecida por algumas corretoras.

No caso das LCI/LCAs e da poupança, exibimos as rentabilidades acrescidas do Imposto de renda sob a alíquota de 22,5% (cobrada para investimentos com prazo de até 180 dias). O motivo disto é permitir uma comparação justa entre todos estes investimentos, uma vez que as rentabilidades de LCI/LCAs e poupança são isentas de imposto de renda para os investidores pessoa física. Com isto, os valores apresentados no gráfico e nas tabelas a seguir estão sem o desconto do imposto de renda.

Ranking Investimentos MTD - maio 2014

Fundos DI

Dos 25 fundos da amostra, 11 renderam mais do que a poupança ajustada pelo IR e um superou o CDI no mês. Novamente, os piores fundos foram os que cobram as taxas de administração mais altas.

[table id=161 /]

Fundos de Renda Fixa

Com uma alta nos preços dos títulos públicos no mês, de um total de 36 fundos, 30 superaram a poupança ajustada pelo IR e 7 apresentaram rendimento superior ao CDI. Não houve fundos com rentabilidade negativa, mas os 3 piores foram aqueles que possuem maiores taxas de administração.

[table id=162 /]

Fundos Multimercado

45 fundos de um total de 68 apresentaram rentabilidade superior à poupança ajustada pelo IR no mês. Em relação ao CDI, 37 fundos superaram esta taxa. Apenas 4 fundos tiveram rentabilidade negativa, sendo que os dois piores possuem ouro em sua carteira. Este ativo caiu 1,58% no mês.

[table id=163 /]

Fundos de Curto Prazo

Dos 10 fundos nesta categoria, um superou a poupança ajustada pelo IR  e nenhum superou o CDI. Reparem que a ordem por rentabilidade são inversas à ordem por taxa de administração, como tem ocorrido frequentemente.

[table id=164 /]

Observações:

– Rentabilidades passadas não são garantia de resultados futuros;

– Rentabilidade dos fundos é líquida da taxa de administração, mas ainda sem desconto do imposto de renda;

– Rentabilidade da poupança, da LCI e da LCA foram acrescidas em 22,5% (alíquota de imposto de renda para aplicações de um a seis meses), para que estes produtos possam ser comparados aos demais investimentos. Vale lembrar que poupança, LCI e LCA são isentas de imposto de renda para pessoas físicas;

– As informações aqui apresentadas não caracterizam recomendações de investimento;

– As decisões de investimento são de responsabilidade total e irrestrita do leitor. O site não pode ser responsabilizado por prejuízos oriundos de decisões tomadas com base nas informações aqui apresentadas.

Quer ver outras informações de fundos? Confira o Comparador de Fundos do Minhas Economias.

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: