Por:

Índice Bovespa cai 22% no semestre: veja evolução do índice desde 1996.

Por:

Índice Bovespa cai 22% no semestre: veja evolução do índice desde 1996.

bovespa

Por:

Por:

Até dia o dia 28 de Junho de 2013, o índice Bovespa acumulava uma queda de 22% desde o início do ano de 2013. É o pior resultado semestral desde 2008, ano da crise econômica mundial.

Tentar prever o que vai acontecer com o Ibovespa daqui para frente é uma tarefa extremamente difícil e tão complexa quanto a discussão sobre se vale a pena investir em ações na bolsa de valores.

Mas é totalmente possível ver o que aconteceu com o índice no passado! Nem que seja só por curiosidade …

Abaixo colocamos um gráfico do índice Bovespa desde o ano de 1996. Os valores (no eixo vertical) representam o valor do índice ao final de cada ano (eixo horizontal). Para o ano de 2013, o valor do índice é o de 28 de Junho.

ibovespa_96

 

  • – Quem investiu na bolsa desde 2002 até 2007 só viu o índice subir. A confiança na bolsa de valores brasileira era muito grande, quase cega.
  • – Então veio a grande crise e o índice despencou entre os anos de 2007 e 2008 ….
  • – Seguido de uma grande recuperação até 2010.
  • – E desde então o índice só cai.

Veja na tabela abaixo os valores de cada ano:

ibovespa_96_tab

Mas lembre-se que estamos analisando o índice Bovespa, que é uma média das principais ações negociadas na bolsa brasileira. Algumas ações específicas podem ter fugido deste padrão. Exemplo disso é a Embraer (EMBR3) que subiu mais de 42% neste mesmo período.

E para você que tem dinheiro investido em ações, a grande agora pergunta é: Será melhor vender as ações, evitar prejuízos maiores e investir em renda fixa? Ou manter a posição, esperando por uma recuperação?

Mande sua opinião!

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: