Por:

Entenda a diferença entre Investimentos Pré e Pós-Fixado

Por:

Entenda a diferença entre Investimentos Pré e Pós-Fixado

investimento pre e pos fixado

Por:

Por:

Na hora de escolher um investimento para o seu dinheiro (economizado com muito Controle Financeiro), você já deve ter ouvido falar nos termos Pré-Fixado e Pós-Fixado. Mas você sabe o que eles significam? E mais importante, como eles influenciam na rentabilidade e risco de seu investimento?

Um investimento é pré-fixado quando a taxa de retorno do investimento já é conhecida no momento em que você fizer a aplicação. Neste caso, você já sabe o quanto vai render o seu dinheiro, independentemente do que ocorrer na economia. É uma forma de garantir, antecipadamente, um certo percentual de rendimento.
Por exemplo, uma aplicação em CDB (Certificado de Depósito Bancário) que oferece um rendimento de 8% ao ano é do tipo pré-fixado.

Por outro lado, um investimento é pós-fixado quando o seu rendimento só será conhecido no futuro. Geralmente, este rendimento estará atrelado a algum outro índice. Por exemplo, um certo investimento pode lhe oferecer um rendimento anual igual à taxa de inflação (como o IGP-M ou o IPCA) mais 4% de juros fixos. Assim, seu rendimento final só será conhecido no futuro (posteriormente), quando for divulgada a taxa da inflação do período todo.
Da mesma forma, um CDB que oferece uma rentabilidade de 85% do percentual do CDI é considerado pós-fixado, pois não há como saber qual será a taxa do CDI no futuro.

E afinal, qual é o melhor entre esses dois tipos? Bem, infelizmente aqui não há uma regra geral, é preciso sempre analisar as condições de mercado e a própria situação financeira e objetivos do investidor.

Do ponto de vista de Risco, podemos dizer de uma forma geral que o investimento Pós-Fixado em CDI, por exemplo, apresenta um risco menor que o Pré-Fixado, pois caso queira vendê-lo (resgatá-lo) antes do vencimento, o preço terá uma oscilação menor. Veja aqui uma análise entre fundos DI e de Renda Fixa para entender com mais detalhes sobre este tema.

 

Observações:

– As informações aqui apresentadas não caracterizam recomendações de investimento;

– As decisões de investimento são de responsabilidade total e irrestrita do leitor. O site não pode ser responsabilizado por prejuízos oriundos de decisões tomadas com base nas informações aqui apresentadas.

Quer ver outras informações de fundos? Confira o Comparador de Fundos do Minhas Economias.

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected] ou entre em contato pelo formulário do site.

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: