Por:

Dicas para não cair no conto do “Invista aqui e ganhe dinheiro fácil!”

Investimentos de risco

Por:

Dicas para não cair no conto do “Invista aqui e ganhe dinheiro fácil!”

Investimentos de risco

Por:

Por:

“Invista aqui e ganhe dinheiro fácil! Altas rentabilidades!”. Quantas vezes você já não viu alguma propaganda ou proposta como esta? Não tem como evitar, frases apelativas assim chamam a nossa atenção. A nossa curiosidade, aliada à vontade de obter alguma vantagem, aguça o nosso interesse … e pode fazer com que sejamos enganados em algum tipo de golpe.

É preciso sempre ter em mente a frase “Não existe almoço grátis”. Salvo raras exceções baseadas na ‘sorte’ (como acertar na loteria), não existe um caminho simples e fácil para conquistar uma riqueza maior. Se existisse, isto certamente já seria de conhecimento de todos e aí todo mundo estaria rico, certo?

Existe dois tipos principais de ‘equívocos financeiros’ que cometemos na busca do dinheiro fácil. Fique atento a eles:

1) Oferta de alta rentabilidade em investimentos

Não há milagres quando falamos em investimentos e rentabilidades: para buscar altas rentabilidades, o risco certamente será maior. E, se alguém estiver lhe oferecendo altos juros a risco baixíssimo, desconfie: deve ser um golpe.

Mas como identificar estas ‘altas rentabilidades’? Bem, faça sempre uma comparação com as rentabilidades de investimentos conservadores, como os fundos de renda fixa. Você pode usar como base também a taxa SELIC: os investimentos conservadores estarão sempre um pouco abaixo deste percentual.

Assim, se lhe oferecerem um rendimento ‘garantido’ de 2% ao mês, o melhor é declinar. Ou, no mínimo, é preciso entender detalhadamente como este investimento funciona.

 

2) Falsa ilusão de riscos baixos
Como mencionamos, no mercado financeiro, “quanto maior a possibilidade de rentabilidade, maior o risco”. O problema aqui é saber avaliar corretamente o risco na hora de investir o nosso dinheiro.

Aqueles que são mais propensos ao risco, vão certamente se interessar pelos produtos financeiros que podem trazer uma rentabilidade fantástica, em um curto espaço de tempo.

Por exemplo, o mercado de ações não se limita apenas à tradicional compra e venda de ações. Há vários instrumentos financeiros que permitem fazer ‘apostas’ no mercado futuro e de opções. E estas operações podem render muito, comparativamente com os investimentos conservadores: é possível, só como exemplo, dobrar o valor do seu dinheiro em questão de dias (há casos em que se pode ganhar em questão de horas).

Porém, esta possibilidade de ganhos altíssimos tem o seu preço: a chance de se perder muito, também pode ser alta. E esta perda pode chegar à 100% do valor investido, e até mais (há casos em que é preciso colocar mais dinheiro para cobrir prejuízos que ultrapassam o valor inicialmente investido)! Ou seja, há o risco de você sair sem nenhum dinheiro e ainda ter dívidas a pagar.

 

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: