Por:

Três importantes rotinas para manter o controle das suas Economias

Por:

Três importantes rotinas para manter o controle das suas Economias

rotina

Por:

Por:

Anotar todos os gastos e ganhos, poupar um dinheiro mensalmente e pensar no futuro. Com estas 3 rotinas sua vida financeira pode mudar … e para muito melhor.

Há muitas atividades que podem nos ajudar a economizar mais e ter uma vida tranquila do ponto de vista financeiro. E devido a esta diversidade de opções e caminhos a seguir, muita gente acaba um pouco confusa e não toma nenhuma iniciativa.

Se este é o seu caso, isto é, se você não sabe por onde começar na hora de organizar suas finanças, não se preocupe! Vamos listar aqui três atividades que você pode iniciar de maneira rápida e imediata.

Faça destas atividades uma ROTINA, ou seja:

  • – reserve um dia específico para realizá-las;
  • – defina uma frequência para realizá-las e não deixe de seguir esta frequência;
  • – a repetição vai fazer com que você crie um hábito muito positivo, até que isso se torne algo automático para você.

Bem, vamos às atividades:

1) Controle suas Finanças, no mínimo semanalmente
Anote suas despesas e receitas em algum lugar, no mínimo semanalmente, para criar o hábito. Pode ser em uma planilha, em alguma ferramenta na internet (como o MinhasEconomias) ou até mesmo em um caderno. Vale tudo para que você comece a realmente entender como você está gastando e para onde está indo o seu dinheiro.

É importante também ter algum tipo de relatório mensal que totalize todos os valores. Assim você saberá se está gastando mais do que ganha ou não.

2) Poupe um valor, no mínimo mensalmente
Bem, é claro que o pré-requisito para esta atividade é que você consiga fazer sobrar algum dinheiro no final do mês para ser poupado. Resolvida esta questão, é importante criar uma rotina de aplicação em investimento, algo que se faça todo mês e que não deixe você “cair em tentação” e gastar o valor poupado.

Uma alternativa é a aplicação programada no banco, onde um certo valor é investido automaticamente. Mas você pode fazer isso manualmente, o importante é que você tenha consciência do que está sendo feito. E não deixe de comemorar também, mesmo que simbolicamente e de uma maneira bem simples! Isto vai ajudar a manter a motivação e a frequência dos investimentos.

3) Pense no seu Futuro, diariamente
Pensar no futuro significa sonhar um pouco mesmo, de olhos abertos. Imaginar-se no futuro é uma ferramenta poderosa para conseguir criar objetivos de longo prazo e, mais importante ainda, conseguir privar-se de uma satisfação no curto prazo em benefício de um futuro melhor.

E esta é uma atividade que se pode realizar a qualquer momento. O ideal, novamente, é que você defina uma rotina. Por exemplo, você pode se planejar para pensar sobre o seu futuro todo dia de manhã, enquanto toma banho ou antes de ir ao trabalho. O importante é reservar 5 ou 10 minutos do seu dia para isso!

BOA SORTE!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: