Por:

Não, este não é um artigo para quem está muito cansado ou estressado e precisando trocar as próprias ‘baterias’. Na verdade, vamos falar da bateria do seu automóvel mesmo, que não raro precisa ser substituído por um novo. Se sua bateria é nova e apresentou algum problema, vale a pena verificar se ela ainda está na garantia. Porém, se você precisar mesmo comprar uma nova, siga estas dicas disponibilizadas pela Fundação Procon/SP.

Trocar a bateria do automóvel pode ser uma dor de cabeça para os donos de veículos automotivos. São muitas as opções no mercado e, muitas vezes, o consumidor fica sem saber como escolher o produto mais adequado para seu veículo. Algumas dicas, contudo, podem facilitar essa tarefa.

O Inmetro regulamenta as baterias ou acumuladores elétricos destinadas ao uso em veículos rodoviários automotores desde carros de passeio a caminhões, incluindo também máquinas agrícolas e motocicletas. Além de verificar se existe no produto o selo do Inmetro e as informações básicas de identificação, como nome do fabricante e da marca do produto, CNPJ, endereço, país de origem e a data de fabricação, o consumidor deve atentar também para os seguintes itens:

– A capacidade nominal deve ser informada em Ampère-hora (Ah) e deve corresponder à capacidade em Ah informada no manual do veículo;

– A reserva de capacidade em minutos a 25ºC;

Além disso, as baterias devem conter a classificação da tecnologia utilizada que pode variar da seguinte maneira:

– para as baterias de automóveis, deve haver a informação se a bateria é “Regulada por Válvula” ou se é “Ventilada”, usando os seguintes termos claramente expressos: “Livre de Manutenção”, “Baixa Manutenção” ou “Com Manutenção”, conforme o caso.

– para as baterias de motocicletas, basta informar se é “Regulada por Válvula”, ou se é “Ventilada”.

Não é permitido também que o rótulo do produto apresente quaisquer informações sobre outras capacidades nominais diferentes daquela real, verificada no produto. Isso vale até mesmo para o nome dado ao modelo do produto.

Por fim, não se esqueça de ficar atento na hora da instalação, observando se os polos da bateria estão na posição correta de acordo com o modelo do veículo. Esteja atento e não deixe a bateria arriar!
 
Fonte: Fundação Procon/SP
 

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: