Por:

Fazer Controle Financeiro é chato ??!!

Controle Financeiro

Por:

Fazer Controle Financeiro é chato ??!!

Controle Financeiro

Por:

Por:

Não dá para negar: ter que controlar os nossos gastos, seja no papel, em planilhas de controle de gastos ou em aplicativos de controle financeiro, está totalmente fora da lista das coisas mais legais de se fazer. Nem mesmo controlar investimentos é algo muito prazeroso: ter que saber no detalhe qual é o rendimento em termos percentuais, quanto se paga de taxas e comparar com outras alternativas, também é igualmente trabalhoso. O bom é ver os rendimentos “caírem” em nossa conta.

Infelizmente, temos que lhe dar uma notícia não tão boa: não há outra opção! Para buscar uma boa Vida Financeira, é preciso fazer um Controle Financeiro.

Há exceções? Bem, se você for rico o suficiente para poder gastar o quanto quiser e ainda assim não precisar recorrer a empréstimos, então você talvez não precise controlar os gastos. Isto não quer dizer que a sua Situação Financeira esteja equilibrada, apenas que você tem tanto dinheiro que pode se dar o luxo de gastar sem controle. Mas, isso não deve ser o seu caso, senão você nem estaria lendo este artigo!

O segredo é conseguir olhar a vida por outro ângulo! Não focar nas dificuldades que serão encontradas na busca deste controle, mas imaginar tudo o que você conseguirá se tiver êxito!

Vamos dar 3 dicas para que o seu fardo nesta jornada não seja tão grande. Algumas podem ser um pouco mais genéricas, mas você verá que ainda assim elas se aplicam a este tema tão controverso:

1. Leia depoimentos reais.
Ler um depoimento de quem já passou por todo este ‘trabalho’ e hoje está em uma situação muito melhor é uma das melhores maneiras de buscar motivação. Ajuda também a desmistificar a impressão de que tudo é difícil ou quase impossível.

2. Veja os problemas como desafios.
Esta é a primeira grande lição, e serve para tudo na vida. Não encare a planilha de despesas a ser preenchida como uma obrigação, mas sim como um desafio que ‘merece’ ser superado. É como um jogo de futebol entre amigos: apesar de não valer nenhum prêmio nem medalha, ninguém quer perder!
Busque esta ideia de desafio dentro de você. Se não a encontrar, envolva mais pessoas, forme um “grupo de trabalho”, faça uma gincana. Vale tudo!

3. Sonhe … e sonhe grande.
O sonho é um outro grande motivador para qualquer atividade. E mais um importante detalhe: sonhar é de graça!! Então sonhe, imagine como será sua vida livre de dívidas, empréstimos, com uma bela poupança e uma aposentadoria tranquila. Não seria bom?
Busque inspiração neste sonho toda vez que você tiver que anotar mais um gasto e estiver com preguiça!

VEJA TAMBÉM:

– Planilha de gastos ou Sistema de Controle Financeiro Online. Qual o melhor?

– Controle financeiro em 15 minutos

– 5 dicas para organizar o orçamento familiar

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: