Por:

Controle financeiro em 15 minutos

Controle Financeiro

Por:

Controle financeiro em 15 minutos

Controle Financeiro

Por:

Por:

Em tempos de crise, ter um bom controle e gerenciamento de suas finanças pessoais passa a ser ainda mais importante. Fazer um bom controle financeiro demanda uma certa paciência e tempo, mas é algo que trará bons frutos no futuro. O controle financeiro  ideal é aquele em que todas as receitas e despesas são lançadas, mesmo aqueles gastos de valores menores, que acumulados, podem gerar um impacto significativo ao longo do tempo.

Entretanto, poucas são as pessoas que conseguem manter as suas finanças tão organizadas. Basta esquecer de lançar algumas despesas em um mês para perder o ímpeto de fazer o controle financeiro.

Mas por que é tão difícil manter as finanças em dia? Mal nos damos conta, mas temos a tendência de repetir o que estamos habituados e criamos uma certa resistência para aderir a novos hábitos. Como começar uma academia, por exemplo.

O segredo é ir, gradativamente, incorporando o controle financeiro na sua rotina. A medida que se faz o controle financeiro, os benefícios começam a aparecer e este é o grande fator motivacional. Com um planejamento financeiro, os sonhos se tornam possíveis.  Por isso é tão importante fazer do controle financeiro um hábito.

A seguir, listamos algumas dicas de como fazer o seu controle financeiro com apenas 15 minutos por semana. Apesar das dicas serem ilustradas na versão web, os mesmos princípios valem para nossos aplicativos iOS e Android.

 

 1. Faça uma lista com as principais receitas e gastos fixos

Vamos começar listando os principais receitas e gastos fixos, aqueles que são recorrentes. Lance não só os gastos e receitas semanais e mensais, como também os anuais (IPTU, IPVA, Licenciamento do automóvel etc.).

Você pode lançá-los um a um direto no sistema de controle financeiro, ou se preferir, importando os lançamentos através de uma planilha Excel. Como muitas vezes não sabemos os valores exatos das despesas, devemos lançá-las com a nossa melhor estimativa de valor e corrigindo-as à medida que sabemos o valor preciso.

Planilha de importação

 

2. Lance apenas uma vez. Utilize o lançamento de transações recorrentes

Uma funcionalidade importante é o lançamento de transações recorrentes. Com isto, não é preciso realizar os lançamentos um a um. Basta corrigi-los quando houver alguma alteração. E aproveite também para ativar o lembrete, que fará com que o sistema envie um e-mail para que não se esqueça de pagar a conta.

Lançando transações recorrentes


3. Verificando o saldo do mês

Tudo isto dá um pouco de trabalho no início, mas depois você terá uma boa ideia de sua situação financeira. No exemplo, é possível ver que sobrará dinheiro no final do mês na conta bancária.

Selecionando a conta desejada, o sistema de controle financeiro irá mostrar apenas as transações relacionadas e a evolução do saldo dia-a-dia.

Saldo bancário no final do mês

4. Fluxo de caixa futuro

No entanto, como há pagamentos a serem feitos no início do mês seguinte, é preciso verificar o quanto sobra antes de receber o próximo salário. O gráfico de saldos permite que se visualize isto rapidamente:

Gráfico de saldos


5. Controlando Investimentos

E se investir R$ 1.000 na poupança todo mês, ao receber o salário, como fica? Basta lançar uma transação recorrente de transferência da conta bancária para a poupança e acompanhar no gráfico a projeção do saldo da conta bancária.

Gráfico de saldos


6. Acompanhamento de extratos

Ao final de cada mês ou semana, você deve olhar seu extrato bancário, extrato do cartão de crédito etc. e verificar se há valores significativos a serem lançados em seu controle financeiro.


7. Resumo financeiro

Aproveite para acessar o Minhas Economias, verifique como está sua situação financeira e quais são os seus próximos compromissos financeiros.
Resumo financeiro na página inicial Resumo financeiro na página inicial

 

Isto tudo é só uma sugestão de como fazer um controle e planejamento financeiro simples, rápido e eficiente. Sempre é possível fazer algo melhor, mas se você não tem tempo ou sempre se esquece de realizar lançamentos, este controle financeiro já lhe será útil.

Veja mais dicas de como utilizar o Minhas Economias acessando nosso tutorial, nossos cursos e conceitos básicos de Educação Financeira.

Baixe também os aplicativos de controle financeiro para iPhone e Android. Assim fica mais fácil manter o seu controle financeiro em dia.

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected] ou entre em contato pelo formulário do site.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: